sexta-feira, 2 de novembro de 2012

2009 - Uruguai, Buenos Aires e Serra Gaúcha

01 de Março de 2009, 06:00 horas - depois de muito planejamento, partimos para conhecer um pouco do Uruguai e Capital Portenha. Lemos vários relatos na internet, perquisamos sobre a documentação necessária para transitar de carro no Uruguai e sobre pontos turísticos, mas a maior inspiração, incentivo e dicas vieram de nosso filho Marcelo e namorada Morgana. Em janeiro do mesmo ano foram de ônibus a Montevideo, Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Seus relatos nos estimularam a fazer o roteiro abaixo. (Ver todas as fotos)

01/03/2009 - Floripa - Praia do Cassino, Rio Grande, RS.
Partida: 06:00hs - Chegada: 17:25Hs - Distância: 788Km

Foi um dia de viagem tranquilo, com uma parada de aproximadamente 1 hora e 20 minutos em Torres, RS (256Km). Fizemos rápidas passagens pelos principais pontos turístico - Parque da Guarita, Praia do Meio e Morro do Farol, de onde se tem uma visão panorâmica da região - muito bonito, vale a pena conhecer.

Seguimos então pela Estrada do Mar (RS 389) para Porto Alegre e almoçamos em Eldorado do Sul, já na BR 116, onde abastecemos. Foram as duas paradas do percurso, que possui muitos pedágios, principalmente a partir de Porto Alegre. Chegamos no final da tarde, mas a tempoainda de dar uma volta na longa Praia do Cassino, a maior em extensão do mundo - 256 Km, estende-se desde a cidade de Rio Grande até o Chuí.

02/03/2009 - Rio Grande - Punta del Este, Uruguai.
Partida: 08:30hs - Chegada: 17:00hs- Distância: 532km
Seguimos para Chuí, passando rapidamente nas cidades de Rio Grande e Santa Vitória doPalmar. Esse trajeto deve ser feito com cautela, pois a BR 471 corta a EstaçãoEcológica do Taim, havendo grande possibilidade de animais cruzarem a rodovia. Seguimos direto para a Barra do Chuí (275Km), onde conhecemos o Arroio Chuí, ponto extremo sul do Brasil, retornando em seguida para a cidade, onde almoçamos e compramos alguns pesos uruguaios. A Aduana Uruguaia fica a 3 Km da divisa. Após os trâmites, simples e rápidos, seguimos pela Ruta 9 (parada no Forte SantaTereza - estava fechado) até Castilhos, onde rumamos para o litoral pela Ruta 16. Passamos nos pequenos balneários de Águas Dulces, La Pedrera e La Paloma (o maior), ao longo do litoral, transitando pela Ruta 10, uma "interpraias" do Uruguai. Essa rodovia é interrompida na barra da Laguna Gazon, podendo-se passar de balsa,  mas não há horários definidos.  Seguimos então pelas Rutas 15, 9, e 104, para chegarmos novamente a 10, já bem próximo a La Barra, onde passamos pela ponte ondulada. Chegamos a Punta del Este ao entardecer. Nos hopedamos no Bonne EtoileHotel e saímos para conhecer a feira de artesanato da Plaza Artigas (final da Av. Gorlero) e jantar.

03/03/2009 - Punta del Este - Montevideo
Partida: 10:00hs - Chegada: 16:00hs- Distância: 153km
Acordamos cedo e após o café da manhã deixamos o hotel para passear na cidade. Passamos nos principais pontos turísticos - aqueles em que todos fazem fotos - Porto, Praia Brava (onde da areia surge La Mano), Hotel Cassino Conrad, etc... Depois fomos a Maldonado, onde fizemos algumas fotos na Plaza San Fernando, seguindo então para Punta Balena, para visitar a Casa del Pueblo. Não entramos pois a concorrência estava grande!
Nosso almoço foi em Piriápolis, cidade muito simpática, cuja vista a partir do Cerro San Antonio é maravilhosa.
Chegando em Montevideo, seguimos direto para o Hotel Palácio, na "Ciudad Vieja". Deixamos as malas e saimos a caminhar na Plaza Independência e  Av. 18 de Julio, etc... A noite, chopinho e jantar na Peatonal Sarandi.

04/03/2009 - Montevideo - Colônia del Sacramento
Partida: 10:50hs - Chegada: 13:15hs - Distância: 183km
Amanheceu chovendo. Resolvemos então dar umas voltas na cidade pela manhã e seguir. Depois do café visitamos o Mercado do Porto e passamos no Porto, Palácio Legislativo, seguindo para o Estádio Centenário, que estava fechado. Tudo muito rápido, pois a chuva atrapalava. Quase nos perdemos, mas conseguimos chegar na Ruta 1, que nos levaria ao destino do dia. É uma rodovia muito boa e bonita, com nuitas árvores em alguns trechos. Ao chegarmos a Colônia seguimos direto para o terminal de "Ferry Boat", onde compramos passagens para Buenos Aires, pela Colônia Express (mais barato) para o dia seguinte. No restante da tarde, após comermos uma parilla meia boca e nos alojarmos no Hotel Leôncia, exploramos a cidade - muito linda. Assistimos ao pôr do sol, um pouco tímido devido a nebulosidade, as margens do Rio da Prata, andamos pelas ruelas...

05/03/2009 - Colônia del Sacramento - Buenos Aires
Partida: 09:45hs - Chegada: 10:45hs - Via Colônia Express
Deixamos o carro em um estacionamento próximo ao Terminal Fluvial de Passageiros e atravessamos o Rio da Prata. Em Buenos Aires, seguimos de táxi direto para o hotel reservado pela intenet - furada, era uma espelunca. Deixamos as malas, seguimos para a Calle Sarmiento, a rua dos Bancos e Casas de Câmbio – fila enorme, mas alguém que desistiu simpatizou com Tetê e passou a senha – só duas na frente. Almoço no Siga la Vaca, caminhada pelo Puerto Madero com visita a Fragata Sarmiento e Puente de La Mujer,  seguindo até a Plaza de Mayo, onde resolvemos procurar outro hotel. Conseguimos um muito bom por preço acessível, - Hotel 26 de Septiembre, a uma quadra do Café Tortoni e quatro da Plaza de Mayo. Após a mudança de hotel, banho, descanso e caféna Av. de Mayo quando aconteceu algo muito comum em Buenos Aires - uma passeata - a acompanhamos até a Plaza de Mayo, local oficial de protestos. Foi impressionante verificar a adesão do povo ao evento - trabalhadores, donas de casa, mães com filhos ao colo - de arrepiar.

06/03/2009 - Buenos Aires
Após confirmação dos ingressos para o show da noite, fizemos um mini Tour pelos principais pontos turísticos, com o guia explicando a história de cada ponto - Esse Tour serviu para decidirmos quais pontos explorar melhor. Desembarcamos apenas na Plaza de Mayo e Caminito, no Bairro La Boca. No final da tarde fomos ao Café Tortoni, o mais tradicional da Capital Portenha e a noite, Show de Tango na Esquina Carlos Gardel – Maravilhoso.

07/03/2009 - Buenos Aires
Sábado é dia de feirinha na Plaza Francia, ao lado da Ricoleta e Museu Nacional de Belas Artes, um dos motivos que nos levou lá nesse dia. Fomos de táxi até a Ricoleta, onde visitamos a Basílica Nuestra Señora del Pilar, Cemitério da Ricoleta, a feirinha e Buenos Aires Design - no terraço encontra-se o Hard Rock Café. Seguimos então a pé para Plaza de las Naciones Unidas para apreciar e fotografar a Floralis Genérica, Gigantesca escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio que possui um sofisticado sistema que faz as "pétalas" ficarem mais abertas durante o dia e se fecharem à medida que anoitece – acredite se quiser, pois o guia do dia anterior afirmou que ninguém viu isso.
Passamos pela Faculdade de Direito, visitamos o Jardim Japonês e finalmente chegamos ao Rosedal, imenso Jardim com muitas variedades de rosas, muito lindo e bem cuidado.

08/03/2009 - Buenos Aires
Aos domingos há uma feira imperdível em Buenos Aires, para quem gosta de quinquilharias e antiguidades - a Feira de Santelmo, no bairro de mesmo nome. Após o café da manhã seguimos a pé até a Plaza del Congreso, final da Av. de Mayo, passando pelo Obelisco na 9 de Julio e de lá seguimos de táxi até Santelmo. No bairro boêmio visitamos a feira, assistimos atrações de rua e almoçamos. Regressamos ao hotel no meio da tarde, descansamos e passeamos na Plaza de Mayo, e por poucos minutos não conseguimos entrar no Casa Rosada - aos domingos, ou em alguns domingos é aberto a visitação, mas não sabíamos. Aproveitamos o final de tarde com certa angústia, pois partiríamos no dia seguinte.

09/03/2009 - Buenos Aires - Santana do Livramento Partida: 08:00hs - Chegada: 17:00hs - Distância: 535km

Deixamos o hotel às 07:00 hs e tomamos um táxi na porta, sem demora alguma - em Buenos Aires há muitos táxis, o preço é bem acessível e não tivemos nenhum problema de cobrança excessiva, como lemos em alguns relatos. Embarcamos no Colonia Express as 08:00 desembarcando as 09:15 hs em Colonia del Sacramento, onde permanecemos até 10:50hs. Seguimos para Rivera / Santa do Livramento, pelas rutas 1, 2, 57, 14 e 5, passando por Rosário, Cardona, Trinidad, Durasno e Tucuarembó. Após algumas voltas na cidade, seguimos indicação de um frentista do posto onde abastecemos e nos hospedamos no Verdeplaza Hotel.

10/03/2009 - Santana do Livramento - Garibaldi
Partida: 10:15hs - Chegada: 17:35hs - Distância: 571km

Ao deixarmos o hotel seguimos para a Praça Flores da Cunha, onde está localizado o Obelisco Internacional, exatamente sobre a linha imaginária que divide o Brasil do Uruguai. Após algumas fotos, retornamos para o lado uruguaio, para algumas comprinhas básicas nos Free Shops - apenas vinhos e alafajores, pois a grana já estava curta.

Chegando a Garibaldi seguimos direto para o Hotel Mosteiro São José, um antigo Colégio de Freiras, onde tínhamos reserva - lugar maravilhoso, de muita paz, ideal para descanso. A noite comemos um rodízio de grelhados no Angelo's, acompanhado de um bom vinho local.

11/03/2009 - Garibaldi - Bento Gonçalves - Gramado
Partida: 09:00hs - Chegada: 20:00hs - Distância: 120km
Passamos o dia em Bento Gonçalves. Pela manhã visitamos a Pipa Pórtico, onde fomos entrevistados por uma rádio local, o centro e o Vale dos Vinhedos. Almoçamos "Frango ao Primo Canto", no Canta Maria - bem "salgado" - e seguimos para Estação Ferroviária para o passeio de Maria Fumaça até Carlos Brabosa. No retorno assistimos a apresentação da Epopéia Italiana, representção teatral que conta a saga dos primeiros imigrantes italianos na região. Seguimos então para Gramado, com bastante chuva no caminho e muito trânsito em Caxias, onde perdemos algum tempo. Em Gramado, passamos no Hotel Toscana para verificar os preços - conseguimos um suíte maravilhosa, para não falar no café da manhã e na vista  para o vale, por apenas R$ 100,00, ficando muito claro que seria apenas uma noite - era quinta feira, 20:30hs, ou seja, dificilmente chegaria mais alguém.

12/03/2009 - Gramado - Floripa
Partida: 09:20hs - Chegada: 20:10hs - Distância: 498km
Fizemos um roteiro bem alternativo nesse dia. Uma rápida passada na Florybal, abastecimento e seguimos para Três Coroas, para visitar o Templo Budista - muito legal. Seguimos então para Bom Jesus, mas "rateamos" e chegamos em Cambará do Sul. Almoçamos na Galeteria Casarão - comida muito boa - e seguimos sob muita chuva, por estrada de chão e lama via São José dos Ausentes para São Joaquim. Passamos por Urubicí às 17:40 hs, chegando em casa pouco depois das 20 horas.

Foram 12 dias de viagem muito boa. 3.642 Km rodados sem nenhum problema. 288,6 litros de combustível - média de 12,58 Km/l.

Dica: Só reserve hotel pela internet se conhecê-lo. Se
         reservar sem conhecer não pague adiantado - você
         pode se surpreender, negativamente.

1. Que delícia de viagem!!!!
    Somos suspeitos em falar de Uruguay, Argentina e Chile, roteiro que vira e mexe estamos fazendo.

Em Gramado estava de barrigón, grávida do Pedro.

Abraços
    Ana

Deixe aqui sua mensagem ou opinião